Livros

Ligações perigosas: trabalho flexível e trabalho associado

Jacob Carlos Lima (Org.)

Esta coletânea discute uma questão que emerge junto com os estudos sobre classe operária e sociedade industrial no final do século XIX: a autogestão operária e as cooperativas de trabalhadores. Mas seu recorte é contemporâneo: a multiplicação de empresas autogestionárias e cooperativas, num contexto de capitalismo flexível a partir das últimas duas décadas do século XX. Os artigos contribuem para o debate sobre a crise do trabalho a partir de um conjunto de estudos empíricos que apontam criticamente para os dilemas do empreendimento cooperativo e da forma como os trabalhadores neles se inserem, procurando abranger a multiplicidade de situações, com seus dilemas, contradições e possibilidades.

Outras sociologias do trabalho: flexibilidades, emoções e mobilidades

Jacob Carlos Lima (Org.)

Esta coletânea discute as mobilidades do trabalho num contexto de flexibilidade da produção e de utilização da força de trabalho. Estas mobilidades estão presentes de forma objetiva e subjetiva na utilização do tempo, do espaço e das emoções no trabalho. Temas como a instabilidade, as (faltas de) perspectivas de futuro, os deslocamentos espaciais e temporais, os novos espaços produtivos, as carreiras possíveis, a mobilização das emoções e os significados atribuídos ao trabalho se constituem em objetos das pesquisas aqui apresentadas, borrando as fronteiras entre mundos do trabalho e mundos da vida.

O trabalho na economia solidária: entre a precariedade e a emancipação

Marcia de Paula Leite, Angela Maria Carneiro Araújo e Jacob Carlos Lima

Este livro é um desafio às reflexões contemporâneas sobre Trabalho e Economia solidária. De um lado, aborda a Economia solidária pelo prisma das formas de trabalho que lhe dão distinção – em especial, as experiências solidárias e auto-gestionárias de produção, surgidas como alternativas à exclusão do emprego formal e à condição heteronômica das relações de trabalho sob a disciplina capitalista. De outro, discute o Trabalho a partir dos empreendimentos solidários, atualizando temas clássicos dos estudos da área (como associativismo e capitalismo e cooperativismo e sindicalismo) e jogando novas luzes em questões de tratamento mais contemporâneo, como trabalho e gênero e atividade produtiva e questão ambiental.

A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre método e bom senso

Linda M. P. Gondim e Jacob Carlos Lima

Distante das receitas ou dos tratados epistemológicos, a presente obra enfrenta o “fazer sociologia” a partir de um recorte preciso: o início do processo de pesquisa. Tem-se como pressuposto o fato de que a realização de um projeto e o planejamento de uma investigação são tarefas que exigem dedicação, disciplina e boa vontade, mais do que o domínio de profundos conhecimentos filosóficos ou de complicadas técnicas de levantamento de dados. Discute-se alguns problemas encontrados no processo de pesquisa, desde a elaboração do projeto até a realização do trabalho de campo, passando pela relação, quase sempre traumática, entre orientador e orientando.

As fábricas recuperadas no Brasil: o desafio da autogestão

Aline Suelen Pires

As fábricas recuperadas passam a ganhar expressão no Brasil a partir dos anos 1990, quando os efeitos da reestruturação produtiva, abertura de mercados e adoção de políticas neoliberais no país combinaram-se, resultando em crise econômica e flexibilização das relações de trabalho. Diante desse cenário, muitas empresas entraram em grave crise ou faliram, o que levou grupos de trabalhadores a lutarem por seus postos de trabalho, organizando-se para geri-las coletivamente. A obra faz um retorno a alguns desses empreendimentos, discutindo se e de que maneira a proposta autogestionária se efetivou, passados mais de 20 anos desde o surgimento das primeiras experiências desse tipo no país.

Lives In motion: notebooks of an immigrant In London

Angelo Martins Junior

In his book, Lives in Motion, Martins Junior exposes the life experiences of Brazilian immigrants in the UK. By distancing his analyses from theoretical approaches which focus merely on the economic aspects of migration, he seeks to recover the various motivations which mark the paths of these migrants. From an ethnographic research, in which he himself performed various jobs, such as cleaning and catering, Martins Jr composes a picture of the every day life of these immigrants. The result of rigorous academic research, this book escapes the typical clichés of specialized language, written as a light and pleasant, almost literary text. The reading flows easily, portraying the migrant s diverse experiences upon arrival, their survival strategies and the daily confrontation of loneliness, social isolation and prejudice. It then hits on the prospects for the future of these workers and immigrants, who sometimes reinforce the idea of one day returning to their country, and sometimes staying in London one of the main capitals of globalization, with all its dangers and seductions. To sum up, the book is a contemporary portrait of our times, shedding light on the instability of social relations and the constant mobility of peoples and objects. – –Distinguished Professor Jacob Lima, Federal University of São Carlos (UFSCar) Coordinator of the Work and Mobility Study Group (Brazil).